Trabalhar em casa, torne-se mais produtivo

Trabalhar em casa, torne-se mais produtivo

Cada vez mais, surge eminente o sentido de querer ser independente em relação ao trabalho por outrem. O freelancing está na moda e são muitas as pessoas que escolhem este caminho para obter o seu rendimento ou ganhar algum dinheiro extra. Ter o escritório em casa para poder trabalhar em casa é o objectivo de muitos, pois as vantagens são bastantes. Não tem mais de enfrentar o trânsito da cidade, pode trabalhar em roupa confortável e deixa de lado toda a legislação que envolve o mundo do trabalho.

Mas nem sempre trabalhar em casa é o mar de rosas que todos imaginam. O conforto do lar, o não cumprimento de horários e a mistura com outras actividades diárias fazem com que trabalhar em casa não seja, por vezes, sinónimo de produtividade. Esta é afectada pela liberdade obtida em casa, mas pode ser resolvida através de algumas dicas que podem ajudar a tornar o seu trabalho em casa ainda mais rentável. Desde que tenha um bom plano e cumpra os seus prazos, é possível fazer o trabalho em casa, tal qual como fazia no escritório.

Defina o seu espaço de trabalho e um horário

Primeiro que tudo, deve escolher um local ideal para trabalhar. Escolha um espaço apropriado para essa actividade, dentro da sua casa. É nesse local que deve sempre realizar os seus trabalhos, evitando fazê-lo na cama, no sofá ou na cozinha, evitando as distracções comuns que nos afastam do nosso espectro de atenção. Mantenha o seu espaço de trabalho limpo e organizado, tudo o que estiver junto de si que não seja necessário é um motivo de distração. Saber delinear um horário e respeitá-lo é, também, muito importante. Planear as suas actividades diárias e manter uma agenda com o seu trabalho diário permitirá saber dividir as coisas e ter tempo para a vida pessoal e profissional.

Estabelecer limites e exigir respeito

Se durante o dia, quiser ocupar algumas horas com a família, será então melhor escolher um horário mais para o final do dia para desenvolver o seu trabalho. Deve também conseguir separar a sua vida social da profissional em alturas de maior confusão. Exija respeito por parte das pessoas que o acompanham e que inferiorizam o trabalho feito em casa e mostre o seu valor como trabalhador independente. O mesmo deve ser exigido às pessoas com que trabalha: trabalhar em casa não significa trabalhar 24 horas por dia, por isso, deve ser o freelancer a estabelecer e a impor essa distinção.

Exija de si mesmo e não ceda à procrastinação

Impor limites a si mesmo é muito importante. Por estar numa posição mais confortável, é bastante mais fácil desistir e ficar na cama até mais tarde ou sair com os amigos numa tarde livre. Os limites devem ser impostos por si mesmo e reforçados a cada trabalho. Quanto mais exigir de si mesmo, mais produtivo se tornará. Isso implica, também, deixar a procrastinação na Internet ou na televisão de lado. Estabeleça metas de trabalho diário, apontando sempre num papel o que fez e o que deixou por fazer e faça sempre uma retrospectiva ao final de cada semana para ir tendo uma noção do quanto se perdeu nas distracções diárias.

Controle o tempo perdido nas redes sociais e a ver o seu email

Como o trabalho freelancing é feito, na sua maior parte, pela Internet, torna-se mais consequente deixar-se invadir pelas páginas do seu interesse e pelas partilhas dos seus amigos nas redes sociais. Quando dá por si, passou meia hora no Facebook e deixou o seu trabalho pendente de lado. Evite ao máximo consultar as suas redes sociais e o seu email de 10 em 10 minutos, excepto quando tem de fazer pesquisas. Para evitar essas falhas de atenção, faça pausas de 60 em 60 minutos. Esteja com alguém, coma algo ou ande um pouco. Quando voltar ao trabalho, estará mais activo. E não se esqueça tenha sempre água junto da sua secretária verá que faz toda a diferença. Como vê, trabalhar em casa pode ser tão ou mais produtivo que trabalhar em qualquer outro sitio.

Veja também:

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em: Organização e Produtividade

One Response to “Trabalhar em casa, torne-se mais produtivo”


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *