Gestão de tempo para freelancer em part-time

Gestão de tempo para freelancer em part-time

Dedicar-se a uma actividade como freelancer não é algo que pode ser apenas feito por profissionais que se encontram sem trabalho ou em situações excepcionais. Quem não gostava de fazer algum dinheiro extra? Qualquer pessoa que, tenha um pouco de espaço e tempo, pode aliar ao seu emprego diário, alguns trabalhos esporádicos, livres e pagos. Esse rendimento extra pode servir para cuidar mais de si e da sua família, vivendo uma vida mais desafogada. Para isso, basta saber gerir o tempo ocupado como freelancer, com o emprego e com a vida familiar e social.

A tarefa não é fácil e por isso deve ser feita com cuidado. Empreender no seu próprio negócio como freelancer exige passos cuidados, sobretudo se trabalha a full-time, num outro emprego.  As vantagens de o fazer são bem mais que as desvantagens, sobretudo porque não se sofre com a pressão de ter de ganhar um rendimento dito normal, mas sim extra. Por isso, deve, antes de iniciar o seu part-time como freelancer, estabelecer horários, rendimentos pretendidos por dia, semana ou mês e planear o seu dia-a-dia, de forma a não deixar nenhum aspeto da sua vida para trás. Se o seu trabalho é das 9 às 5, então encontra-se na situação ideal para se dedicar ao seu part-time como freelancer.

Qual a melhor altura do dia para dedicar ao seu part-time

A melhor altura do dia para dedicar ao seu part-time de freelancer talvez seja depois do jantar, para dar também um pouco de atenção à família e para se poder mimar também um pouco a si. As noites são mais calmas que os dias, por isso, fazer o seu trabalho part-time à noite tornar-se-á mais produtivo. Isso dependerá, também, do trabalho part-time que vai escolher. Se quiser seguir a via da fotografia, convém ter um emprego bastante mais flexível, pois, só assim, conseguirá cobrir as situações e os eventos que quer fotografar. Para quem tem um trabalho mais comum, escolher a vida da produção de conteúdo e da tradução é a mais acertada. Os horários são mais flexíveis e dependem apenas de si e da sua disponibilidade.

Como gerir o tempo como freelancer em part-time

Como pode então gerir o tempo entre a sua principal actividade e a actividade de part-time? Defina, primeiramente, quantas horas pretende trabalhar em part-time, por dia. Duas a três horas diárias podem tornar-se bastante produtivas e deixam-lhe tempo para ter uma vida familiar e social, sem interferir no seu emprego actual. Como já foi dito, defina também quanto pretende ganhar. Ao estabelecer esse limite a si mesmo, terá mais força de vontade para chegar a esse objectivo e ser mais produtivo. Não será tarefa fácil manter dois trabalhos, inicialmente.

O cansaço e o stress podem tomar conta de si, por isso, é muito importante manter-se focado e organizado. Compre uma agenda e estabeleça, por hora, a actividade que tem para fazer. Dedique ao final do dia alguns minutos para fazer um levantamento das dificuldades sentidas e de possíveis soluções, tente depois ir implementando as soluções encontradas aos poucos. Durante o tempo que dedicou para o trabalho, tente não perder o foco com algumas distrações (e-mail, facebook, televisão), pressões e conversas, dedicando-se exclusivamente aquele trabalho. Quando der por si, terminou a tarefa mais rápido do que pensava e cumpriu todos os objectivos para aquele dia.

As pausas garantem que não se cansa tanto e aumentam a produtividade

Tenha sempre um relógio na sua secretária e faça algumas pausas, veja o que é melhor para si, se de 30 em 30 minutos ou de hora em hora, para beber água e esticar as pernas, isso se for um trabalho em casa no computador ou sentado à secretária. A disciplina e a segurança em si mesmo são qualidades muito importantes para fazer do seu part-time de freelancer, um trabalho de sucesso. E quem sabe um dia não pode transformar aquele part-time que tanto gosta no seu trabalho a tempo inteiro. Por isso não se esqueça de procurar algo que gosta mesmo de fazer, assim fica muito mais fácil organizar-se e arranjar tempo para o seu part-time, porque “correr por amor não cansa”.

Veja também:

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em: Organização e Produtividade


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *