Como divulgar trabalhos de freelancer na Internet

Como divulgar trabalhos de freelancer na Internet

Hoje em dia, com a ajuda da Internet, qualquer pessoa pode começar o seu negócio independente como freelancer. Força de vontade, uma cartela de clientes e um computador à mão são os ingredientes suficientes para o início de uma receita de sucesso. Inicialmente, gerir um negócio não é tarefa fácil, não sendo também “um bicho de sete cabeças”, com um pouco de paciência e boa vontade tudo se aprende.

Mas por outro lado a parte mais prática de fazer trabalhos como freelancer através da Internet é uma tarefa relativamente simples. Basta para isso, encontrar a forma ideal para divulgar os seus serviços e irá encontrar verdadeiras oportunidades de ouro, que lhe permitam ter aquele rendimento extra que tanto jeito dá nestes tempos de crise. E quem sabe um dia, para quem faz este trabalho em tempo parcial, transformar o seu negócio de freelancer num trabalho a tempo inteiro.

Mantenha-se alerta para novas oportunidades

Felizmente, existem vários exemplos de sucesso que podem servir-lhe como guia para divulgar o seu negócio. Ultimamente, várias plataformas online se têm assumido como formas para oferecer e procurar trabalho para freelancers, nomeadamente, na área da produção de conteúdo, tradução, fotografia, trabalhos gráficos, entre outros. Procure em vários sites, fóruns e páginas de classificados e mantenha-se alerta sobre possíveis ofertas que possam surgir.

É muito importante que cada freelancer se mantenha constantemente em alerta, isto é, deve manter uma lista organizada dos sítios onde publicou os seus serviços, onde costuma encontrar os clientes e quais são as melhores alturas para encontrar os serviços publicados que se dispõe a executar, pois em algumas áreas os trabalhos são sazonais e apenas surgem em grande escala em alturas específicas do ano.

Mantenha uma cartela de clientes alargada

Imaginemos que encontra um cliente e ele pretende manter-se fixo enviando-lhe vários trabalhos. Não deve ficar apenas com esse cliente, pois quando ele não lhe enviar mais trabalho, ou como acontece frequentemente tenha um ou vários meses em que o fluxo de trabalho desse cliente seja mais reduzido, ficará com pouco ou nada para fazer e claro os seus rendimentos nesses meses serão bastante afetados.

Estabeleça uma cartela de clientes definida e sempre que tiver algum tempo livre, procure novos trabalhos e novas formas de ganhar dinheiro como freelancer, seja online ou offline, não deve apenas focar-se na Internet, existe um mundo de oportunidades fora da Internet, nunca se esqueça disso.

Peça o feedback dos clientes e obtenha recomendações para os seus serviços

Outra forma de encontrar novos clientes e fazer com que o procurem para lhe oferecer novos serviços é pedir sempre o feedback sobre o seu trabalho a cada cliente satisfeito. Se fizer um bom trabalho e tiver uma atitude positiva com todos os seus clientes será muito fácil conseguir que os mesmos comentem positivamente e recomendem os seus serviços, criando assim uma boa imagem sobre o trabalho que você desenvolve que irá certamente afetar positivamente futuros clientes.

Por isso, conservar os clientes antigos não só é uma boa opção como se pode revelar uma autentica mina de ouro. Além de irem continuando a solicitar os seus serviços, vão também recomendá-los a parceiros e colegas no meio onde se inserem. É preciso, claro, apresentar um serviço de qualidade e garantir a satisfação do cliente bem como manter sempre uma postura positiva gerando assim alguma empatia. Sem esses fatores, não será possível estabelecer-se como trabalhador freelancer a tempo inteiro. Ou terá mesmo muitas dificuldades para o conseguir, pois a oferta é cada vez maior e todos os pormenores contam.

A utilização das redes sociais para divulgar os seus serviços

Outra das formas de procurar e de divulgar aquilo que tem feito é a publicação em redes sociais. Se os seus trabalhos forem publicados e se os seus clientes não exigirem confidencialidade, divulgue o trabalho feito por si nas redes sociais, entre amigos e profissionais. Quem sabe alguém seu conhecido não estará envolvido no mesmo tipo de trabalho de freelancing e o recomenda a algum cliente. Terá sempre também o benefício viral das suas partilhas, ou seja, caso algum amigo goste ou partilhe a sua publicação a mesma poderá ter um alcance imprevisto podendo chegar a milhares de pessoas entre as quais possíveis clientes.

Publique o seu portefólio num blog ou página pessoal de apresentação

Deve ainda criar um blog, onde irá colocar todo o seu portefólio feito até então. Fale com os seus clientes (pois podem não estar de acordo) e pergunte se pode publicar parte dos textos ou fotos dos trabalhos encomendados. Publicar pequenas amostras do trabalho feito por si é uma boa forma de obter a atenção de potenciais clientes que estejam interessados naquilo que você faz. Utilize-o apenas como um blog com fins profissionais, podendo também escrever periodicamente sobre as várias vertentes do seu trabalho, colocando-se assim no papel de especialista na área, aumentando a confiança daqueles possíveis clientes mais exigentes.

Nesse blog, coloque ainda todas as especificações dos seus serviços e ainda os preços que costuma cobrar, filtrando logo ai os clientes que estão interessados dos que não estão interessados. No seu blog e nas plataformas que utiliza regularmente para anunciar os seus serviços ou trabalhos, divulgue também as promoções e descontos que possa fazer durante os períodos de menor fluxo de trabalho, para atrair novos clientes, dinamizando assim a sua carteira de clientes. Não perca esta enorme oportunidade que se encontra ao seu dispor, a melhor altura para começar é agora. Passe rapidamente à ação. Boa sorte.

Veja também:

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em: Marketing e Divulgação

2 Responses to “Como divulgar trabalhos de freelancer na Internet”


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *